quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Fim do financiamento privado de campanha!

Somos nós os financiadores da Copa do Mundo de 2014?


         Caro leitor, a Copa do Mundo que em breve será realizada no Brasil é a mais cara de todos os tempos e quem sairá ganhando com este evento? 


           Em entrevista com o jornalista Roberto D'Avila o presidente do Superior Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou que "O Brasil é o País dos conchavos, onde tudo se resolve na base da amizade..."  Atualmente o STF esta fazendo o que o Legislativo não tem feito nos últimos anos, está em votação pelo fim do financiamento de campanha por parte das empresas e a maioria dos ministros já votou a favor. No Brasil o cidadão comum contribui com menos de 1% aos cofres partidários, sendo que as empresas são as maiores doadoras de recursos e são elas as verdadeiras financiadoras dos partidos políticos no Brasil. Mas o que isso tem haver com você e os grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil?

       As grandes obras realizadas para os eventos esportivos no Brasil tem financiamento exclusivamente dos Bancos Federais (Caixa Econômica, BNDES, BNB), segundo a BBC Brasil, dos 28,1 bilhões de reais que foram empregados nas obras, apenas 5,6 bilhões são recursos privados, empregados principalmente nas concessões de aeroportos. A maior parte dos gastos é financiamento público obtido a juros abaixo do mercado, concedido pelo Governo Federal, para custear a reforma de estádios, construção de arenas, ampliação e construção de hotéis, enfim em infraestrutura para atender as necessidades e os padrões exigidos. O que parece extraordinário é o fato de que as Empresas que mais contribuíram com as doações nas últimas campanhas eleitorais, segundo a ONG Transparência Brasil, foram as que mais se beneficiaram com os recursos dos Bancos Federais e seis dos quatorze Hotéis financiados para a Copa do Mundo de 2014 não terão suas obras concluídas ainda neste ano. 

             Além das empresas investidoras, a Fifa com certeza ganhará muito, incluindo cerca de 1 bilhão em isenção de Impostos Federais que não precisará pagar aos cofres públicos, além dos lucros que receberá pela concessão dos direitos de transmissão da Copa, a Fifa também receberá de seus patrocinadores coca-cola, adidas, nike etc.

            Entenda por que você esta ajudando a pagar esta conta que se estenderá em 2016 com as Olimpíadas! Sabemos que atualmente os partidos são financiados basicamente por doações realizadas por Empresas e os partidos escolhem dentre seus partidários os seus candidatos para representá-los. Os candidatos são financiados basicamente pelo partido além de seus gastos pessoais, caso o candidato seja eleito, este irá a prióri representar os interesses do cidadão, no entanto, ao votar por leis irá votar com a consciência e as diretrizes do partido tendo em vista que este foi o seu financiador. Os ideais do partido representam os interesses das empresas financiadoras e serão estas empresas que atuarão nas obras públicas, que ganharão as licitações e farão parte do tráfico de influências. As empresas ao atuarem nas obras públicas não somente recuperam os seus gastos do financiamento de campanhas, como superfaturam as obras públicas lucrando as custas do dinheiro público. 

              Somos nós os financiados das obras públicas, de onde você acha que vem os fundos econômicos do BNDES, dos Bancos Federais? 

               De fato vivemos no país do futebol, das amizades, dos conchavos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário